Estado registra aumento expressivo na produção de grãos e atrai indústrias de beneficiamento em cidades como Colinas e Pedro Afonso.
Palmas (TO) – O Tocantins vive um novo ciclo de desenvolvimento impulsionado pela agroindústria.
Com safras recordes de soja, milho e arroz, o estado passou a atrair indústrias de processamento, armazenamento e exportação agrícola, beneficiando cidades do interior como Colinas do Tocantins, Gurupi e Pedro Afonso.
De acordo com a Secretaria da Agricultura e Pecuária do Estado (Seagro), somente em 2024 o Tocantins colheu mais de 6,5 milhões de toneladas de grãos, número 12% maior do que no ano anterior.
O crescimento tem despertado o interesse de empresas de fora, como a Bunge, Cargill e cooperativas do sul do país.
Em Colinas do Tocantins, a cooperativa Coopagro inaugurou recentemente uma unidade de beneficiamento de soja que deve gerar cerca de 180 empregos diretos.
“Essa planta vai trazer mais renda para os produtores locais e fortalecer toda a cadeia produtiva da região”, diz o presidente da entidade, Maurício Bezerra.
Além das oportunidades de trabalho, o crescimento da agroindústria movimenta o comércio, os serviços e estimula o surgimento de startups voltadas para o agronegócio.
O governo estadual também vem investindo em capacitação técnica, através de convênios com o SENAR e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

